quarta-feira, 14 de março de 2012

        
         
Uma história de inverno
      
         Na tentativa de integrar projetos e proporcionar a troca de experiências, a biblioteca da Escola Básica da Brejoeira tem promovido a partilha de leitura entre alunos de vários anos de escolaridade.

         Os primeiros foram os alunos do 4º ano, turma C que, na biblioteca, recitaram, leram e representaram textos para uma turma do Pré-escolar. Os pequeninos também já cantaram e representaram entre turmas, neste espaço que pretende, sobretudo, conquistar mais e bons leitores.

         No dia 26 de janeiro, dois alunos da turma A, do 3º ano, foram, às salas do Pré-escolar, ler para os mais pequenos. Leram expressivamente e interpretaram a leitura, em diálogo com os pequeninos, a história “A melhor camisola do mundo” de David Bedford e Caroline Pedler, cujo tema integra o projeto de trabalho “O inverno”.

         Também faz parte do projeto, desta turma do terceiro ano, a interação com outros anos e fases de escolaridade, logo, mais uma vez, se proporcionou a riqueza da partilha. Os alunos fazem essa observação: “Ó professora, afinal não custa nada e é muito bom ler para os mais novos. Já tenho saudades de estar aqui. Agora tenho mais responsabilidades! – palavras do Tomás Duarte, um dos alunos do 3º ano. O Diogo Varela concordou e ainda acrescentou: “Ó professora e eles percebem logo a história. É engraçado fazer perguntas e mostrar-lhes as imagens do livro. Assim também participam.”

         Outras iniciativas crescerão destas, pois muitos querem partilhar experiências com os colegas e as professoras acolhem de bom grado as propostas vindas da biblioteca (e vice-versa!). Teremos todos, certamente, muitas oportunidades para melhorar leituras.

Guilhermina Duarte

1 comentários:

Manuela Caeiro disse...

Os meninos estão a tornar-se bons mediadores de leitura! É uma ótima estratégia!
Parabéns!

 
Copyright (c) 2010 palavras partilhadas. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.