terça-feira, 15 de junho de 2010

O desafio foi lançado ainda durante o 2.º Período: foi anunciada  a realização de um Concurso de poesia, dirigido aos alunos do 1.º Ciclo. 
As turmas de 1.º e 2.º anos podiam participar com poemas colectivos e as de 3.º e 4.º anos, com poemas individuais.
Confesso que fiquei surpreendida com o resultado... especialmente com o dos mais pequeninos. 
Leiam e deliciem-se, como eu...

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Se eu fosse uma borboleta...

Se eu fosse uma borboleta

voava por todo o lado.

Gostava de ter muitas cores:

azul, rosa, amarelo, e vermelho.

Gostava de pousar numa flor linda

para lhe tirar o néctar delicioso.

Gostava muito de ser borboleta.


Poema colectivo
Alunos do 1.º ano - Prof.ª Carolina
EB1/JI de Brejos do Clérigo
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^


Ser pai é...   
                                                                        


Ser pai é...                                                      Ser pai é...
ajudar-nos a fazer os trabalhos de casa,             dizer o que podemos fazer
ajudar-nos a ler, escrever,                                e o que não podemos fazer.
a andar de bicicleta,                                         zangar-se quando nos portamos mal,
a fazer bonecos de madeira.                              dar-nos beijinhos.


Ser pai é...                                                       Ser pai é...
limpar a casa,                                                   trabalhar,
varrer,                                                             dar-nos prendas de vez em quando,
lavar a loiça,                                                    dar-nos educação,
cozinhar...                                                       estar ao pé de nós nos momentos maus.


Ser pai é...                                                       Ser pai é...
brincar connosco,                                              ouvir-nos,
levar-nos ao cinema,                                         dar-nos miminhos quando estamos tristes,
tomar conta de nós,                                          gostar de nós.
tratar-nos quando estamo doentes.


Poema colectivo
Alunos do 2.º ano - Prof.ª Leonor
EB1 de Vila Nogueira de Azeitão


^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
As flores...


Há flores de várias cores
amarela, vermelhas, laranjas, brancas e...
com o seu cheiro
e com a sua cor
embelezam o mundo.


À volta delas
existe muita vida
e um sentimento de Paz.


As flores
fazem parte
de uma coisa
muito importante
que se chama...
Natureza.


Margarida Sobral Caldeirinha
3.º ano - Prof.ª Beatriz
EB1/JI de Brejos do Clérigo


^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^


O Mar...


O Mar
é de encantar!
Brilha sem parar,
nele se pode pescar.


Eu gostava de embarcar
numa viagem
e nele nadar.


Quando vou brincar
à praia
ouço sempre
o seu cantar.


Com ele vou sonhar
e acompanhar,
até posso chorar
e berrar!


O Mar
é divertido
e é um bom amigo.
Até me ensinou a cantar!


Marta Severino
4.º ano - Prof.ª Ana
EB1 de Vila Nogueira de Azeitão


^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^


Gostaram? Houve muito mais alunos que escreveram poemas e concorreram, mas só podíamos escolher um por ano de escolaridade...
Todos eles receberam os seus diplomas!


Parabéns a todos os participantes e muito obrigada!



2 comentários:

Cócó,Ranheta e Facada disse...

Olá professora Leonor!!!
No último dia de aulas a Beatriz Silva da professora Sandra Botão da escola de brejos do clérigo que é também a minha veio-me entregar um diploma de eu ter participado no concurso de poesia.A minha professora Beatriz Lopes ficou um bocado atrapalhada e eu também mas secalhar deve ser de eu ter participado no A.T.L.
Será?

Beijinhos da Catarina!!!

Unknown disse...

Olá professora mesmo já não estando nessa escola vou continuar a ver o blog. Eu também participei no concurso de poesia mas não ganhei!

 
Copyright (c) 2010 palavras partilhadas. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.